Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ALIMENTOS FUNCIONAIS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Atenção: Alimento funcional!

E alimento funcional, o que é?Os chamados alimentos funcionais são aqueles que têm propriedades que protegem a saúde e têm nomes um tanto diferentes. As promessas são muitas, mas nem todo produto faz bem a todo mundo.



A indústria embarcou na onda dos alimentos funcionais. Mas como distinguir o que é apenas propaganda do que realmente faz bem à saúde?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem avalia e registra os alimentos funcionais. No caso dos produtos industrializados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem.
Só depois disso é que a Anvisa aprova o produto para comercialização. De acordo com o último levantamento da agência, o Brasil conta com 94 registros válidos desse tipo de alimento.

Fonte:Bom Dia Brasil.Edição do dia 06/07/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/e-preciso-atencao-antes-de-comprar-alimentos-funcionais.html