Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ALIMENTOS FUNCIONAIS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Quais as diferenças entre o Yakult vendido no mercado e o Floratil vendido na farmácia? Em caso de diarréia, devo usar Yakult ou Floratil?





O Yakult é um alimento probiótico e o Floratil é um medicamento probiótico. Os probióticos são microorganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo.



O Yakult é um leite fermentado com propriedade de alimento funcional, pois além de nutrir, provê benefícios à saúde relacionados à presença dos Lactobacillus casei Shirota. Esses microrganismos possuem modos de ação que justificam seu uso na prevenção de doenças como, por exemplo, infecções intestinais: produção de ácido lático que controla o crescimento indesejável de bactérias; adesão às células epiteliais do intestino e colonização da mucosa que permite o controle da multiplicação de bactérias potencialmente patogênicas à saúde e a manutenção do equilíbrio do intestino.


O Floratil é um medicamento composto pelo levedo Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado cujo modo de ação permite que o mesmo seja indicado para reposição da flora intestinal fisiológica, prevenindo doenças intestinais, e como adjuvante no tratamento de diarréia. A diarréia ocorre, sobretudo, devido a uma diminuição da microflora (microorganismos) protetora do intestino, seguida por um crescimento exagerado de bactérias nocivas que produzem toxinas. O principal objetivo do tratamento da diarréia é a prevenção da desidratação, mas o Saccharomyces boulardii junto com a reidratação oral reduz a duração da diarréia e diminui a desidratação sem interferir com a eliminação das toxinas ou agentes infecciosos. Seus modos de ação consistem no antagonismo microbiano, síntese de vitaminas do complexo B, aumento da atividade das dissacaridases (sacarase, lactase e maltase), diminuição ou inibição da produção de toxinas pelas bactérias causadoras de diarréia, aumento da produção de anticorpos no intestino e melhora da consistência das fezes.

28 comentários:

Lucas disse...

Um outro caso interessante de alimento funcional é o famoso Activia "que contém Dan Regularis". Afinal o que é o Dan Regularis? Esse é o nome bonito, patenteado pela Danone de uma levedura.
A questão do Activia é que não é esse especial iogurte com o especial microorganismo que faz seu intestino funcionar. São todos os iogurtes que, pelo fato de serem fermentados, contém micoorganismo que irão ajudar na sua flora intestinal.
Assim, Activia funciona? Sim, é lógico! No entanto, comer iogurte (qualquer um, inclusive o que eu faço em casa) funciona também? Sim, é claro, novamente.
Assim, coma iogurte! (pode ser até o Activia!)

Cecília Mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Transgênicos disse...

Acho interessante o comentário postado por lucas & luisa, justamente por ser este o artifício utilizado pelas indústrias par atrair o público, que muitas vezes por falta de conhecimento específico, se deixa levar pela propaganda e não se questiona sobre o que está sendo falado... cada vez mais torna-se claro que as indústrias para atrair o consumidor utiliza como ferramenta a falta de conhecimento de seu público. Cabe a nós lutarmos também pelos direitos do consumidor que como nossas mães, tias, avós possam vir a ser lesados por essa luta entre as indústrias.

Anônimo disse...

Yakult é mais barato!
Porra que aroma é aquele que é viciante?
Geladinho então.....

Dean Delmo e Joice Elem 4 ever!!! disse...

Olá,

Sou da Gourmet in Nature, uma empresa preocupada com Sociedade e com a Saúde de Nossos cliente, por isso criamos a linha de integrais com Alimentos funcionais.

Conheça nossas Delícias: http://www.gourmetinnature.com.br

Gostaria de saber, o que é necessário para podermos aparecer em seu site?

Muito Obrigado

Dean Delmo
21 78911888 id 8*65694
gourmet@gourmetinnature.com.br

Anônimo disse...

Olá por gentileza porque o Floratil não é registrado como alimento?
Muito obrigada.

Anônimo disse...

Meu Deus! após anos de intestino preso, PRESO MESMO, e com diversas tentativas imagináveis e inimagináveis descubro do nada que um simploes Iakult ao dia resolveu meu problemas de anos e anos a fio...

estou de boca aberta. :0
Isso deveria ser mais amplamente divulgado.

Anônimo disse...

Recomendo o uso diário ou exporádico do Yakult. Principalmente, em casos de virose seguida de diarréia. Além de ser um produto alimentício muito sáudavel, é também uma espécio de medicamento que pode ser facilmente utilizado e aplicado em adultos e crianças também. Dou razão ao Lucas. De fato, todos os iogurtes possuem em sua composição um ingrediente que auxilia muito na solução de problemas intestinais. Portanto, o uso deste alimento é recomendado a todos. Estando a pessoa bem ou com problemas intestinais. Afinal, não é por caso que produtos como o Yakult está no mercado a tanto tempo. Suas propriedades são consideradas, valorizadas e consumidas por muitos. Eu uso, aprovo e recomendo.

Anônimo disse...

O problema da maioria dos iogurtes e yakults da vida é a quantidade absurda de açúcar que colocam na mistura. Tal quantidade de açúcar diminui os benefícios do produto. O melhor é fazer o próprio iogurte e misturar frutas para dar sabor.
A vantagem do floragtil e semelhantes é a quantidade extremamente elevada de leveduras, o que é bastante eficiente quando estamos com informações intestinais.

Anônimo disse...

Ótima solução! Ty!

Anônimo disse...

Afinal, qual dos 2 é o melhor para parar a diarreia ?

Anônimo disse...

Será que eu entendi corretamente, quer dizer que o Yakult seria classificado como um alimento funcional enquanto o Floratil seria classificado como um nutracêutico?

Unknown disse...

è legal fazer iogurte e coalhada em casa mas vale lembrar que nem todas as bactérias suportam o suco gástrico, isto é, chegam vivas ao intestino, como os lactobacilos.

Anônimo disse...

Afinal, qual dos 2 é o melhor para parar a diarreia ?

Anônimo disse...

para a diarréia, com certeza o floratil...

Unknown disse...

Eu tenho o símfort probiotico em sache. É a mesma coisa q o floratil? Tô com suspeita de ter alergia a lactose. Neste caso poderia tomar.este símfort ou floratil?

rafaela disse...

Tenho problema com intestino preso e não sei se o yakult 40 vai me proporcionar alívio para meu problema. Mas, por todos os seus benefícios estou fazendo o uso do yakult 40 todos os dias.

Anônimo disse...

O yacult previne. Floratil combate. Basicamente falando

LUIZ ANTONIO DO PARAÍSO disse...

TODA INDUSTRIA ESTÁ SEMPRE PREOCUPADA EM ENCONTRAR SEMPRE MAIS CONSUMIDORES PARA SEUS PRODUTOS.... DIZER QUE ESTÁ PREOCUPADA COM A SAÚDE DO POVO É UMA MENTIRA QUE SÓ CONVENCE OS TOLOS.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

YALKULT É RUIM PORQUE A EMBALAGEM É MUITO PEQUENA!!!
YAKULT DE 2 LITROS JÁ!!!

Unknown disse...

Apoiado!!!!

Unknown disse...

Apoiado!!!!

IrisNaider Design disse...

Activia solta, não prende o intestino!!! Não tem nada a ver com a função do Yakut!!

Anônimo disse...

Cagão

Anônimo disse...

Yakut não prende o intestino de forma alguma.
Ao contrário se tu tomar demais vai ter uma bela diarréia.

Anônimo disse...

Yakut não prende o intestino de forma alguma.
Ao contrário se tu tomar demais vai ter uma bela diarréia.

Danielly gomes disse...

Quanto iagurt toma durant o dia gent pra da uma criança com diarreia

Unknown disse...

se ta dizendo que tomar 1 ja é o suficiente .tomar 2 solta dmais.