Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ALIMENTOS FUNCIONAIS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Leguminosas contra estresse e menopausa

Esses alimentos são ricos em proteínas, ferro e vitamina B.

As leguminosas são grãos que nascem em vagens. Além do feijão, as mais conhecidas são grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja. Metade do grão é puro carboidrato. “São carboidratos bons. Quando você come, a leguminosa vai liberando isso aos poucos no organismo, o que ajuda na saciedade”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

As leguminosas ainda têm 23% de proteína considerada de boa qualidade. Por isso, combinados com cereais, como o arroz, estes alimentos podem até substituir a carne. O ideal são duas partes de cereais pra uma parte de leguminosa.

A ervilha e a lentilha são tão ricas em ferro que podem ser usadas no lugar do feijão. Todas as leguminosas são fontes também de vitamina B, que auxilia no funcionamento do sistema nervoso, e de fibras, que regulam o intestino e o nível de colesterol e glicose. O grão de bico, além desses nutrientes, tem cálcio, que ajuda na osteoporose e em sintomas de estresse e TPM.

Já a soja é a mais rica em aminoácidos, nutriente necessário para a formação de proteínas fundamentais para a renovação de células e equilíbrio hormonal. “Além disso, a soja tem isoflavonas, excelentes para evitar sintomas da menopausa, como calor e taquicardia e deve ser consumida a vida inteira”, alerta Luciana Drumond.

Uma colher de feijão tem cerca de 80 calorias, de grão-de-bico 70, de lentilha e de soja 40 e de ervilha 15 calorias. Pra conseguir todos os benefícios das leguminosas, o ideal é comer a quantidade certa por dia. “Seis colheres de sopa cheias de grãos ou uma concha média, que cabe a mesma quantidade. Coloque mais grão e menos caldo”, aconselha a nutricionista.

O grão cru tem um composto que impede a absorção de ferro e carboidrato das leguminosas pelo organismo. Por isso, é preciso cozinhar o grão. A ervilha e a lentilha devem ficar de cinco a dez minutos no fogo. Já a soja e o grão-de-bico, que são mais duros, devem ferver por meia hora. Para aumentar a absorção de ferro, a pessoa deve combinar as leguminosas com frutas e sucos ricos em vitamina C.


Fonte: Jornal Hoje.
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/leguminosas-ajudam-combater-os-sintomas-do-estresse-e-da-menopausa.html

3 comentários:

Julia Rodrigues disse...

Já tinha ouvido falar anteriormene sobre os feitos da soja, por corterem isoflavonas, nos sintomas relacionados a menopausa. porém senti falta no trabalho de pesquisas científicsd evidenciando tal efeito. Que muitos alimentos sao ricos em aminoácidos,vitamina C, isto se sabe, porém nao se sabe muito qual é a melhor quantidade a ser consumida para ser obtidapra que tais benefícios sejam atingidos. As leguminosas possuem proteína de boa qualidade, pois possuem aminoácidos essenciais , os quais sao mais facilmente absorvíveis pelo trato gastrointestinal. Achei muito imporante o trabalho pois nos diz respeito a alimentos sadáveis, que podem ser alternativas antes de tomar um edicamento sem necessidade.

Rocio disse...

Seria interessante fazer uma troca de alimentos entre cidade grande ou grandes produtores de alimentos, por isso é importante que tudo pode ser sistematizado com delivery pela internet

Reeducação alimentar disse...

Muito bom , obrigado pela dica me ajudou muito
Att

http://grupoalimenta.com.br/