Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ALIMENTOS FUNCIONAIS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Livre de Glúten



Na Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, dona Maria passou a integrar um projeto que atende às necessidades nutricionais dos portadores da doença. Ela fez uma revolução na alimentação. Ela revela que as dores sumiram.

Sem prevenção, além das dores, a doença celíaca pode causar até câncer de intestino. “Na minha família, várias tias faleceram com câncer de intestino depois dos 70 anos”, conta dona Maria.

Os celíacos representam apenas 1% da população. Mas em torno de 20 milhões de brasileiros não chegam a ser doentes; eles têm apenas sensibilidade ao glúten. Isto é, todo tipo de pães e massas podem causar desconforto no intestino e enxaquecas.

No projeto da Universidade de Viçosa, os pacientes usam um chá de ervas e trocam receitas sem glúten para combater a dor. “Eu tenho até receita de um bolo que ela mesma não tem ainda. Eu vou trazer para ela”, ri dona Maria.


Fonte: Globo Repórter.
Disponível em:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/11/pessoas-sensiveis-gluten-recorrem-projeto-para-mudar-alimentacao.html

3 comentários:

Débora Fajardo disse...

Na verdade, ninguém sabe quantos celíacos há no Brasil. Os números que são divulgados são pura especulação, pois o Ministério da Saúde nunca fez uma pesquisa séria sobre isso. Há mais de três anos venho estudando a doença celíaca, sou jornalista e estou finalizando um livro sobre o tema. E o que sei, pelo que tenho observado, é que a cada dia um número maior de pessoas tem sido diagnostica com a sensibilidade ao glúten.

Carolina de Oliveira Soares - 111220591 disse...

As dietas com restrição de glúten vem ganhando força atualmente não só para portadores de doença celíaca. Alguns profissionais defendem que o consumo de glúten está relacionado a um processo inflamatório e à diminuição da utilização dos estoques de gordura corporal. Sendo assim, esse tipo de dieta também vem sendo utilizado por pessoas que não são portadoras da doença mas que buscam emagrecimento.

Ryanna Soares disse...

O glúten está presente em cereais, incluindo trigo, centeio, aveia e cevada. A dieta isenta de glúten é a base do tratamento da doença celíaca. Porém, apesar da escassez de estudos científicos evidenciando a exclusão do mesmo na dieta em não celíacos, observa-se um elevado aumento à adesão de dietas isentas de glúten como alternativa para o emagrecimento.
No Brasil, ainda existem poucas pesquisas sobre o glúten, porém sabe-se que 1% da população tem intolerância ou alergia. Denomina-se doença celíaca, condição autoimune em que o glúten desencadeia uma reação ao sistema imunológico onde células de defesa do organismo atacam o próprio intestino. A inflamação causada neste órgão compromete a absorção de macro e micronutrientes importantes, ocasionando dor de cabeça, fadiga e sintomas intestinais como, diarreia e flatulência.
Os estudos nesta área são, normalmente, realizados com indivíduos que possuem doença celíaca e nessas pessoas foi observado que a dieta sem glúten aumentou o peso em pessoas que já eram sobrepeso. Não há evidências científicas, no entanto, de que consumir produtos livres de glúten trariam algum benefício à saúde, inclusive na redução do peso, para pessoas que não possuem doença celíaca. Além disso, nem sempre a dieta sem glúten oferece menos calorias. Alguns produtos possuem valor calórico até maior que os mesmos produtos em sua versão original.